Notícias
Publicado em: 26/03/2018 00:00:00
Ibiporã

Ibiporã recebe informações para integrar o Sistema Estadual de Museus

Em reunião, os servidores Jaime Kaster e Maria Aparecida Ribeiro representaram o Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI) e o Museu do Café

Representantes dos dois museus de Ibiporã estiveram no último dia 19/3, em Londrina, para uma reunião com os coordenadores dos museus e acervos da região, que contou com a presença do diretor do Museu Paranaense e também coordenador do Sistema Estadual de Museus, Renato Carneiro. Jaime Kaster representou o Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI) e Maria Aparecida Ribeiro representou o Museu do Café.

A reunião com o dirigente estadual ocorreu na sede do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss (MHL), a convite a diretora do MHL, Regina Célia Alegro, que quis aproveitar a vinda de Carneiro à região para reunir e mobilizar os responsáveis pelos museus do Norte do Paraná (mantidos pelos municípios) para se unirem em uma rede e se fortalecerem, estabelecendo contato com o Sistema de Museus do Paraná.

Carneiro veio a Londrina para um primeiro contato com as instituições da região e para explicar a importância e funcionalidade da plataforma digital Pergamun, que armazenará e disponibilizará para consulta pública os dados dos acervos espalhados pelo Paraná. A plataforma foi desenvolvida para atender ao Sistema Estadual de Museus e todos os municípios que se cadastrarem poderão ir inserindo, aos poucos, os seus dados no sistema.

O uso da plataforma não tem custo para os municípios, porém os funcionários e estagiários que forem utilizá-la precisarão passar por um treinamento para organização e separação dos arquivos por área, em cada museu, para inserirem os dados nos campos corretos. Renato Carneiro adiantou que esse treinamento em conjunto pode ser dado em Londrina.

A próxima reunião de trabalho entre os representantes dos museus da região ficou marcada para a 4ª semana de maio, também no MHL.

fotos: Equipe do MHL / UEL

--

Att,

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Prefeitura de Ibiporã

fonte: Núcleo de Comunicação Social